Pulo do Lobo

Um blog para os apreciadores do silêncio ...

Nome:
Localização: Neta, Alentejo, Portugal

sábado, junho 11, 2005

Alentejanando


www.pulodolobo.blogspot.com Posted by Hello

"Fazer da cal o bilhete de identidade. Comer o primeiro u de Augusto. Às Marias chamar Bias. Petiscar ao fim do dia. Acreditar em Deus e no Partido Comunista. São coisas dos alentejanos.Explicar Deus como “alguém que manda nisto tudo”. Casar pela Igreja. Baptizar os filhos. Ser indiferente à missa. Não faltar à procissão. Cantar ao menino pelos Reis. Chamar magana à morte. Dizer dos familiares que morreram: “o meu pai que Deus tem” ou “a minha Joaquina que Deus tem”. Tirar o chapéu diante do cemitério. Crer em virtuosos (bruxos). Temer as trovoadas como os gauleses do Astérix. Benzer o pão antes de entrar no forno. Não derramar azeite. São coisas de alentejanos.Estar apaixonado quando está triste. “Andar atrás de” quando está apaixonado. Chamar boda ao casamento e ao copo d’água função. Anteceder os nomes dos filhos do pronome possessivo meu ou minha: o meu João, a minha Ana. Da mulher dizer apenas “a minha”, ignorando-lhe o nome. Não ter trambelho para os trabalhos domésticos. Enforcar-se quando se vê viúvo. São coisas dos alentejanos.Ver cair a geada. Chamar charoco ao frio e busaranho ao vento gelado. Dizer que está aspereza quando há temporal. Ao Sol chamar “o astro”, como se fosse o único no céu. Ao calor chamar calma. Viver com o Suão. Chamar às planuras descampados. Cerros aos outeiros. À floresta arvoredos.Olhar o horizonte e saber ter vagar. Dizer: estou à espera de me ir embora. Declarar com solenidade: devagar que tenho pressa. Abalar no comboio da Cuba. A Lisboa chamar aldeia grande. Ter parentes na Brandoa. São coisas dos alentejanos.Estar de roda do lume. Sentar no chão para conversar. Parar no largo ao olhinho do sol. Ter sempre a navalhinha petisqueira no bolso das calças. Condutar o pão, o vinho e a vida. Beber só em companhia. Cantar quando os outros também cantam. À seca chamar desgraça. Querer a barragem do Alqueva. São coisas dos alentejanos.Porque sim.»

1 Comments:

Anonymous Anónimo said...

Ri-me, o que é muito bom.... Ja asi do Alentejo ha muitos anos..e por esta Lisboa continuo alentejanando....Vou pintando a minha Évora....vou dizendo: vou à da minha filha....Vou dormir....aventar...emfim...tantos termos que são do meu Alentejo....
Até despois...senão aida esbarro com algum eucalitro....
Mdalena Faria Pais

2:18 da tarde  

Enviar um comentário

<< Home